Silhouette Curio não corta madeira, mas você sabia que é possível desenhar nesse material? No post de hoje eu vou mostrar como fazer quadrinhos de MDF, super fofos, desenhados com marcador permanente, utilizando a Silhouette Curio. Se você ainda não conhecia essa possibilidade, continue aqui no post que eu vou te ensinar passo a passo.
Antes de colocar a mão na massa, corre lá na loja e baixe gratuitamente os desenhos que iremos usar para fazer esse passo a passo. CLIQUE AQUI
Esse projeto é super simples e rápido de fazer e, para isso, vamos precisar dos seguintes materiais:
Silhouette Curio
Suporte Silhouette de Canetas 3 Ponteiras
Marcador permanente
Papel (pode ser um rascunho)
Chapinhas de MDF
A maioria desses materiais você encontra na Silhouette Brasil. Para compra de uma Silhouette, use o cupom DTLAIS
Como desenhar no MDF usando a Silhouette Curio
Vamos aprender como desenhar em MDF utilizando a Silhouette Curio? Para começar, abra o arquivo do molde grátis que você baixou.
A arte está pronta para utilizamos desenhando somente o contorno, mas, como vamos trabalhar com preenchimento, deixei para fazermos essa parte juntos. Ah, as linhas estão pretas, deixe-as dessa cor pois será importante mais pra frente.
Antes preparar a imagem, vamos começar desenhando um gabarito. Ele será cortado em um papel (pode ser rascunho) e servirá como guia para alinharmos o MDF na base.
Coloque as imagens na área cinza da tela e desenhe uma forma do tamanho e formato do seu material e deixe as linhas na cor vermelha ou qualquer outra cor diferente dos desenhos. Aqui vou usar chapas redondas de 17cm de diâmetro. Usei a própria ferramenta de círculo do Studio para desenhar.
Posicione a forma desenhada no lugar de sua preferência na página, tomando cuidado para não movimentar durante o os outros passos do projeto. Eu sempre alinho no centro e topo, mas, para evitar que ela se desloque sem querer, você pode usar o alinhamento totalmente centralizado na página.
Agora que você já desenhou e alinhou, coloque seu papel na base e envie para corte, mas, antes disso, confira se o suporte está com todas as plataformas de elevação, que é o necessário para cortar papel.
Após cortado, retire apenas a parte interna do corte e deixe o restante da folha ainda na base, pois essa parte será o gabarito.
Em seguida, vamos ajustar as plataformas para usarmos o MDF. A Curio precisa de 6mm de altura total, considerando a base. Ou seja, aceita materiais de no máximo 5mm de espessura, pois precisamos considerar 1mm da base. Como vou trabalhar hoje com um MDF de 3mm, preciso usar somente uma plataforma de 2mm e a base de corte com 1mm, para, no total com o material, ter 6mm de altura. Depois de ter ajustado as plataformas, coloque seu MDF exatamente onde agora tem o círculo na base de corte.
Chegou a hora de configurar a arte. Como você já viu, o arquivo está com linhas externas. Vamos precisar criar várias linhas internas para o marcador permanente preencher o desenho. Para isso, abra a “Janela de Desenho” para ter acesso aos efeitos de linha.
Observação: Eu uso o Studio Business Edition, ele oferece mais opções de preenchimento do que a edição Basic (free).
Escolha um estilo de preenchimento e o espaçamento das linhas. Quanto mais fina for sua caneta, menor precisa ser o espaçamento para preencher.
Dica: Antes de gravar já no material, faça teste do preenchimento em um rascunho de papel.
Eu já fiz previamente alguns testes utilizando um papel e vi que, para a caneta que estou usando, o espaçamento 0,040cm foi o ideal para ficar bem preenchido.
Ele ficará assim:
E está pronta sua arte para desenhar.
Ajustando a caneta no suporte
O suporte vem com 3 ponteiras para regular de acordo com a circunferência de sua caneta. Para a que eu usei, deu certo no adaptador cinza (médio). Encaixe a caneta sem tirar a tampinha, pois ela é um limitador e vai deixar a caneta com a exposição ideal para o uso na máquina.
Assim que posicionar a caneta no suporte e travar, já pode tirar a tampinha da ponta e colocar o suporte no carrinho da Silhouette. Você pode usar no suporte 1 ou no 2. Vou usar no 2.
Voltando ao Studio, vamos configurar o envio para a Silhouette.
Coloque o primeiro desenho dentro da forma e alinhe.
Eu deixei a linha dos desenhos na cor preta e do círculo na cor vermelha propositalmente. Vamos utilizar o corte por cor de linha.
A linha vermelha, que você desenhou a forma, vamos tirar o corte, ela ficará somente de referência para alinharmos os desenhos.
E a linha preta, vamos configurar para a Silhouette desenhar. Para isso, vamos criar um novo material. Clique no nome do material e em seguida no botão azul “Adicionar novo tipo de material”.
Um novo material sempre abre com ação de corte, então, será necessário que adicione a ação “Esboço/Rascunho”.
Eu sempre deixo uma força baixa para a máquina não bater muito forte no material e a caneta não sair do suporte. Altere a quantidade de plataformas, conforme expliquei anteriormente sobre espessura do material. Salve o novo material.
Agora já pode enviar para desenhar na sua Silhouette Curio!
E está pronto seu quadrinho desenhado no MDF.
Fiz também com outros desenhos, olha só que lindeza.
Obrigada por ter me acompanhado nesse post. Espero que tenha gostado. Deixe sua curtida e comentário.